Dia Mundial do Pão: Solidariedade, Sustentabilidade e muito Pão no Espírito Santo

No próximo 18 de outubro (sábado), o Espírito Santo se une em uma grande mobilização para celebrar o Dia Mundial do Pão com uma campanha que une sabor, responsabilidade ambiental e solidariedade.

Promovida pelo Sindipães e pela Aipães, a ação vai acontecer em 11 ponto de troca, das 8h às 12h, com a meta de distribuir 50 mil pães em troca de garrafas PET, óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas.

Mais do que uma simples ação, este é um momento de mobilizar comunidades, panificadores e parceiros para cuidar do meio ambiente, apoiar instituições sociais e valorizar um dos alimentos mais presentes na mesa dos brasileiros: o pão.

Corrente do bem: solidariedade + meio ambiente

A iniciativa faz parte das comemorações do Dia Mundial do Pão (16 de outubro) e reforça o compromisso do setor com o meio ambiente e com a comunidade.

Todo o material arrecadado — óleo, PET e tampinhas — será destinado a projetos de reciclagem e instituições sociais parceiras, promovendo impacto positivo e conscientização ambiental.

  • A cada 2 garrafas PET, o participante recebe 1 pão doce
  • A cada 1 litro de óleo usado, recebe 2 pães
  • A cada 10 tampinhas plásticas, também é possível trocar por 1 pão

Pontos de troca

A ação acontecerá em 11 pontos de troca, das 8h às 12h, nos municípios de Vitória, Vila Velha, Serra, Santa Leopoldina, Nova Venécia, Ecoporanga e São Gabriel da Palha. Confira as localizações:

  • Vitória – Praça Dom João Batista – São Pedro 1
  • Vila Velha – Praça de Coqueiral – Av. Santa Leopoldina, 1110
  • Vila Velha – Praça de Jardim Colorado – R. Cravo – Jardim Colorado
  • Vila Velha – Rua São José, Bairro Dom João Batista (em frente à Quadra de Esporte)
  • Vila Velha – Praça Deus Pai – Cobilândia (em frente ao Supermercado Ramos)
  • Vila Velha – Praça Zelinda Regina – Barramares
  • Serra – Avenida Brauna, 1084, em frente à Drogasil, Colina de Laranjeiras
  • Ecoporanga – Avenida Milton Motta, Centro (em frente à Padaria Ebenézer)
  • Nova Venécia – Praça Adélio Luciana, Bairro Beira Rio
  • Santa Leopoldina – Rua Presidente Vargas, 1522, Centro
  • São Gabriel da Palha – Praça Aurélio Bastianello, Av. Presidente Castelo Branco

 

Acompanhe e participe

Para saber mais sobre a campanha, conferir os bastidores e se inspirar com histórias de solidariedade, siga nossas redes sociais: @sindipaessindicato

Realização e parceiros

Sindipães, Aipães, Abip, Sebrae, Prefeitura de Vila Velha, Sindiplast-ES, Tampinha do Bem, Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó, Biomarca.

Pão é Energia, Pão é na Padaria

O pão é um alimento essencial na mesa dos capixabas, símbolo de afeto, partilha e energia no dia a dia. E é justamente por reconhecer essa importância que o Dia Mundial do Pão será celebrado de forma especial: com a distribuição de 50 mil pães em 11 pontos de coleta no Espírito Santo, unindo sabor, solidariedade e sustentabilidade.

Este ano, a campanha nacional proposta pela Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip), na qual o Sindipães e Aipães fazem parte, traz o tema “Pão é Energia, Pão é na Padaria – O sabor do Brasil, fresquinho todos os dias.”

Afinal, nada substitui o cheiro do pão francês saindo do forno. Quentinho, dourado, feito na hora. O pão de padaria não é só alimento é tradição, energia e qualidade de vida para milhões de brasileiros.

Na padaria, cada pão é preparado com ingredientes frescos e de verdade: farinha de trigo, água, fermento, sal… e muito amor.

Essa combinação transforma um alimento básico em memórias e momentos únicos, reforçando a importância de valorizar o comércio local e manter viva essa tradição.

Consuma pão na padaria, valorize o comércio local e encha sua rotina de sabor, saúde e energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2025/2027

Informamos que no dia 21 de agosto de 2025 foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre o Sindipães e o Sintramassas.

Na CCT foi incluída a seguinte cláusula:

Cláusula – Contribuição Assistencial Patronal:
Os empregadores integrantes da categoria econômica representada pelo SINDIPÃES contribuirão com uma taxa assistencial patronal, para não associados, no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), destinada ao custeio das atividades sindicais decorrentes da negociação e celebração da presente Convenção Coletiva de Trabalho.

Parágrafo Primeiro – A contribuição será recolhida em parcela única, com vencimento em 10 dias corridos após a data de assinatura da CCT, por meio de guia bancária a ser enviada pelo Sindicato Patronal ou disponibilizada em seu site oficial.

Parágrafo Segundo – O não recolhimento no prazo implicará em multa de 2%, acrescida de juros de 1% ao mês, além da correção monetária conforme índice oficial adotado pelo sindicato.

Parágrafo Terceiro – O Sindicato Patronal será responsável pela fiscalização e cobrança da referida contribuição, podendo adotar medidas administrativas e judiciais para sua efetivação.

————————–
Emissão da contribuição:

Gerar boleto de contribuição

————————–
Suporte:
E-mail:financeiro@sindipaes.org.br
Telefone 27 99792-9671