DIA MUNDIAL DO PÃO COM SOLIDARIEDADE, SUSTENTABILIDADE E UNIÃO DA PANIFICAÇÃO

O Espírito Santo viveu um sábado de solidariedade, energia e sabor no último dia 18 de outubro, o Sindipães e a Aipães promoveram a campanha “Pão é Energia, Pão é na Padaria”, uma grande ação social e ambiental em comemoração ao Dia Mundial do Pão.

Durante a manhã, milhares de pessoas participaram da troca de garrafas PET, óleo de cozinha usado e tampinhas plásticas por pães doces, em 11 pontos de coleta espalhados por 7 municípios capixabas. A mobilização envolveu mais de 60 padarias, voluntários, instituições sociais e parceiros públicos e privados. O resultado foi expressivo: “mais de 50 mil pães distribuídos, 60 mil garrafas PET recolhidas, mil litros de óleo e 100 mil tampinhas arrecadadas”, relatou o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto.

“Todos os anos mostramos que o pão é muito mais que alimento. É partilha, é energia e é união. Ver a categoria e a população mobilizadas em todo o Estado é motivo de orgulho. É um dia para celebrar o nosso trabalho e o poder transformador do pão.”, finalizou Ricardo.

Já o presidente da Aipães, Junior Jodima, destacou o compromisso da ação com o meio ambiente e o consumo consciente.
“Transformamos materiais que poderiam poluir o meio ambiente em solidariedade. Essa corrente do bem mostra como o pão está ligado à vida, à sustentabilidade e à responsabilidade com o futuro. É uma ação que inspira e gera impacto positivo.”

A Secretária Executiva do Sindipães, Sabrina Nicco, coordenadora da mobilização, celebrou o engajamento das padarias e dos voluntários. “Mais uma vez, a panificação capixaba mostrou sua força. A união dos panificadores, o apoio dos parceiros e a participação da população foram fundamentais para esse sucesso coletivo”, destacou Sabrina.
A campanha teve o apoio de marcas e instituições que acreditam no poder da união: Abip, Sebrae, Prefeitura de Vila Velha, Sindiplast-ES, Projeto Tampinha do Bem, Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó, Biomarca, Marca Ambiental e Grupo Coroa.

Todo o material arrecadado foi destinado a projetos e instituições sociais e ambientais em diversas regiões do Estado, incluindo APAE, Asilo de São Gabriel da Palha, associações de catadores, o Projeto Mãos Estendidas, entre outras.

A campanha também ganhou destaque na mídia capixaba, com ampla cobertura de emissoras de TV, jornais, portais de notícia e redes sociais valorizando o pão, a padaria e o impacto positivo da panificação capixaba.

Resumo da Ação
Data: 18 de outubro de 2025
Horário: 8h às 12h
Municípios participantes: Vitória; Vila Velha; Serra; Nova Venécia; Ecoporanga; São Gabriel da Palha; Santa Leopoldina, com 11 pontos de troca
Resultados: +50 mil pães distribuídos, +60 mil PETs, +1.000 L de óleo e +100 mil tampinhas arrecadadas
Realização: Sindipães e Aipães
Parceria institucional: Abip, Sebrae, Prefeitura de Vila Velha, SindiplastES, Projeto Tampinha do Bem
Apoio: Buaiz Alimentos, Sicredi, SP Produtos, Vó Joana, Diskpan, Bentos, Wilso, Xodó de Minas, Biomarca, Marca Ambiental, Grupo Coroa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PATRONAL - CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO 2025/2027

Informamos que no dia 21 de agosto de 2025 foi assinada a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) entre o Sindipães e o Sintramassas.

Na CCT foi incluída a seguinte cláusula:

Cláusula – Contribuição Assistencial Patronal:
Os empregadores integrantes da categoria econômica representada pelo SINDIPÃES contribuirão com uma taxa assistencial patronal, para não associados, no valor de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta reais), destinada ao custeio das atividades sindicais decorrentes da negociação e celebração da presente Convenção Coletiva de Trabalho.

Parágrafo Primeiro – A contribuição será recolhida em parcela única, com vencimento em 10 dias corridos após a data de assinatura da CCT, por meio de guia bancária a ser enviada pelo Sindicato Patronal ou disponibilizada em seu site oficial.

Parágrafo Segundo – O não recolhimento no prazo implicará em multa de 2%, acrescida de juros de 1% ao mês, além da correção monetária conforme índice oficial adotado pelo sindicato.

Parágrafo Terceiro – O Sindicato Patronal será responsável pela fiscalização e cobrança da referida contribuição, podendo adotar medidas administrativas e judiciais para sua efetivação.

————————–
Emissão da contribuição:

Gerar boleto de contribuição

————————–
Suporte:
E-mail:financeiro@sindipaes.org.br
Telefone 27 99792-9671