Amanhã (16), celebramos o Dia Mundial do Pão e o pãozinho preferido dos capixabas continua sendo o pão francês. Segundo o último levantamento do Sindipães, o estado é responsável por 10% do consumo nacional de pão francês, mantendo sua relevância no cenário brasileiro. No ES, são consumidas cerca de 240 mil toneladas de pão francês por ano, com a Grande Vitória liderando esse consumo.
“É um pão versátil, que combina com tudo. Hoje já temos ele na versão integral e de fermentação natural”, informou Ricardo Augusto Pinto, presidente do Sindipães.
O setor de panificação é essencial para a economia local, gerando empregos e movimentando o comércio de bairros. Com um consumo médio de 31 quilos por pessoa ao ano, o pão segue sendo um alimento acessível e nutritivo para todas as classes sociais.
“O Dia Mundial do Pão é uma oportunidade para valorizar esse alimento tão presente em nossa cultura e na vida dos capixabas”, disse o presidente do Sindipães.
Comemoração
O Sindicato e a Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do Espírito Santo (Sindipães e Aipães) vão promover um dia de troca de pão por óleo de cozinha usado e garrafa PET em oito municípios dos capixabas para comemorar a data.
Segundo o presidente do Sindipães, Ricardo Augusto Pinto, a expectativa é distribuir mais de 50 mil pães, além de arrecadar cerca de 70 mil garrafas PET e 8 mil litros de óleo usado. O evento acontece no dia 19 de outubro (sábado), das 8h ao meio-dia, em Vitória, Vila Velha, Serra, Piúma, São Gabriel da Palha, Santa Leopoldina, Ecoporanga e Barra de São Francisco.
Para participar, a cada duas garrafas PET entregues, será dado um pão doce; já para quem doar um litro de óleo usado, serão oferecidos dois pães. “O pão é mais do que um alimento essencial, é um símbolo de nutrição e amor. Nosso objetivo é não apenas celebrar o pão, mas também promover a conscientização ambiental e destacar a importância do descarte correto de materiais como o óleo usado e as garrafas PET, evitando impactos negativos ao meio ambiente”, destacou Ricardo Augusto Pinto.