Modelo Brasileiro de Padaria é sucesso na Europain 2012

A ABIP - Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria e a ABIEPAN - Associação Brasileira das Indústrias de Equipamentos, Acessórios para Panificação, com o apoio da APEX BRASIL, fizeram uma inédita exposição da indústria de panificação brasileira, onde foi mostrado o momento atual das padarias brasileiras. Em uma convergência de oportunidades, as empresas que estão dentro do projeto ABIEPAN-APEX, fizeram apresentação e venda de máquinas, equipamentos, acessórios, ingredientes e matéria- prima da indústria brasileira.

A organização da EUROPAIN, Feira francesa de PANIFICAÇÃO, CONFEITARIA E ALIMENTAÇÃO realizada entre os dias 03 a 07 de março, convidou as duas entidades para que apresentassem na Feira, o modelo brasileiro de padaria, na LA RUE DES SUCCÈS.

Na LA RUE DES SUCCÈS, tinham produtos e serviços de vários países e todos apresentados como inovação e "case" de sucesso.

O Projeto Brazilian Bakery foi apresentado em um estande de 108 m², que recebeu empresários, empresas fornecedoras do setor, investidores, empresários panificadores, de vários países do mundo.

O setor de panificação ao longo dos últimos 10 anos realiza uma transformação: as padarias hoje, em todos os estados brasileiros, oferecem um mix de pães, produtos e vários serviços. Essas padarias, que o empresários panificadores estão chamando de PADARIA CONCEITO, no Brasil, e fora do país de Brazilian Bakery , está transformando as padarias em um Espaço Gourmet, onde se encontra o café da manhã a quilo pela manhã, depois o almoço a quilo, o mix amplo de pães e produtos panificados, cafeteria, pizzaria e à noite, happy hour com pizza, caldos e sopas, além de frutas, legumes, adega de vinhos e bons queijos, que são algumas das tendências da Brazilian Bakery.

A APEX deu apoio ao espaço BRAZILIAN BAKERY, e também aos estandes das empresas de máquinas, equipamentos, ingredientes e insumos para a panificação, dentro deste Projeto.

Com uma padaria gerenciada de forma profissional, o negócio padaria brasileira (Padaria Conceito) tornou-se um "case" de sucesso no mundo. Este modelo brasileiro está sendo visto como solução de sobrevivência do setor, em vários países. Pesquisa realizada durante a apresentação desta amostra na EUROPAIN, confirmou que Portugal, Espanha, sul da França, China, Emirados Árabes, Quatar, México, Angola, Holanda, Bélgica, Estados Unidos, são alguns dos países e lugares que identificados como oportunidade de negócios.

"As reações dos visitantes foi surpreendente, desde a emoção dos brasileiros, a surpresa dos investidores e empresários, mostraram que existem muitas oportunidades na Europa, Ásia, América do Sul, para nosso modelo de negócio. A ABIP através do projeto Brazilian Bakery/PROPAN, entra com toda a sua "spertise" para a construção de projetos com o modelo brasileiro, e assim levar junto a este projeto, máquinas, equipamentos, ingredientes, matéria- prima, café, sucos, frutas e outros produtos brasileiros que comportam uma padaria brasileira, gerando um modelo para exportar a competência brasileira", diz Alexandre Pereira, presidente da ABIP.

O setor brasileiro de panificação faturou R$ 62.900 (sessenta e dois bilhões, novecentos milhões de reais) mostrando vitalidade com este modelo atual. O PROPAN - Programa de Apoio à Panificação e o desenvolvimento dos últimos anos das máquinas e equipamentos, matéria-prima e ingredientes fabricados no país, foram ações importantíssimas para dar suporte ao crescimento do setor de panificação.

"O setor de máquinas, equipamentos, acessórios, ingredientes, evoluiu muito e temos produtos de qualidade a oferecer ao setor de panificação, confeitaria e alimentação no Brasil e outros países do mundo. Já temos negócios realizados fora do país e esta plataforma de exportação, usando o negócio BRAZILIAN BAKERY irá ampliar nossas vendas", diz Paulo Cavalcante, presidente da ABIEPAN.

Fonte: ABIP

Publicado: 15/03/2012